Datafolha: 50% dos brasileiros acreditam na chance de uma nova ditadura

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (19/10), feito pelo instituto Datafolha, mostra que 50% dos brasileiros acreditam na possibilidade de ocorrer uma nova ditadura no Brasil.
O levantamento questionou ainda as opiniões sobre os atos realizados durante o regime e possíveis ações que o governo poderia tomar.
O dados foram obtidos durante dois dias de entrevistas, feitas em 341 municípios brasileiros. O nível de confiança é de 95%, levando em conta a margem de erro, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
De acordo com o instituto, o número de eleitores que diz acreditar na possibilidade de um novo regime militar cresceu 11 pontos em comparação com a pesquisa realizada em fevereiro de 2014, quando registrou 39%. Já o número de pessoas que rechaçam totalmente a chance de uma nova ditatura caiu nove pontos percentuais,  saindo de 51% para os atuais 42%.
Os eleitores também responderam quanto a possibilidade de o governo prender suspeitos de crimes sem autorização da Justiça. Sobre isso, 32% acreditam que possa ocorrer. A métrica está seis pontos mais alta que a registrada em 2014. Os que discordam, hoje, somam 65% do eleitorado.