Covid-19 causa a morte de mais 14 vítimas no RN

No início da tarde desta quarta-feira (12), o balanço diário da pandemia do coronavírus no Rio Grande do Norte confirmava a morte de 14 pessoas, duas delas ocorridas nas últimas 24 horas. Entre as quais, uma trata-se do Médico George Bezerra, falecido na madrugada. O estado contabiliza a perda de 30 profissionais de saúde e atinge a marca de 2.017 vidas potiguares perdidas para a doença. 

“Lamentamos profundamente os óbitos, foram mais duas vidas que se perderam de ontem para hoje, inclusive de um profissional de saúde, lamentamos o ocorrido com o médico cooperado que também trabalhava em unidade hospital estadual” lamentou a subcoordenadora de planejamento e gestão da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), Maura Vanessa Sobreira, ao relatar os dados. E continuou: “Nos solidarizamos com os familiares e amigos de todos aqueles que perderam seus entes queridos nesse processo pandêmico que a gente tá vivenciando”. 

As informações repassadas pela Sesap  na coletiva diária do governo, relatam o quantitativo de 313 óbitos em processo de investigação, no aguardo de exames laboratoriais que irão resultar em positivo ou negativo para a covid-19. A pasta constata também que 405 óbitos tiveram a enfermidade como causa descartada. 

A Subcoordenadora, ao relatar os dados, informou que houve um equívoco entre os dados publicados no boletim anterior quando foram contabilizados 57.921 infectados. Após uma vistoria a Sesap reajustou os números e confirma o total de 56.572. Teria ocorrido uma duplicidade no sistema.

No aguardo de exames comprobatórios da infecção estão 20.094 pessoas. Desde o início da pandemia 93.655 tiveram a infecção descartada. 

No momento da coletiva, constavam cinco pacientes na espera por leitos, dois deveriam ir para UTIs e três aos leitos clínicos, porém, já com vagas disponíveis. Outros oito enfermos aguardavam o transporte sanitário para transferência, essa situação já pode ter mudado, uma vez que o sistema é atualizado a cada 5 minutos.

A taxa de ocupação dos leitos críticos continua abaixo dos 60%, marca desejada pelo Comitê Científico da pandemia no estado. Nesta quarta, o percentual está em 57,8%. Na região metropolitana, a proporção é de 54% com a internação de 177 pacientes. 

De acordo com Vanessa, O Seridó e o Alto-Oeste com 63% de ocupação em cada um, são as regiões mais preocupantes no momento. Sendo as cidades de Jardim de Piranhas (Seridó), Apodi e Areia Branca (Alto-Oeste) os municípios que vêm registrando uma alta incidência de casos.

O governo deve implantar em São Paulo de Potengi, 5ª região de saúde, seis leitos de UTIs até a próxima sexta-feira (14). A cidade  conta até agora, com seis leitos clínicos, dois deles de estabilidade. 

Vanessa anunciou também a instalação de quatro UTIs no hospital Mariano Coelho, no Seridó, e novos leitos em Assú na próxima semana.