Correios anunciam construção no RN de centro de encomendas internacionais do Nordeste

Os Correios farão um investimento de R$ 350 milhões para a construção de novas agências, modernização de centros operacionais e reforma das mais de 6 mil agências pelo País. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (20) em uma entrevista do presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, ao jornal Folha de S. Paulo.

Entre as obras que estão no planejamento da estatal, está um hub internacional no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A agência potiguar deve receber pouco mais de 20% das encomendas importadas que chegam pela região Nordeste.

A escolha pelo Rio Grande do Norte para sediar o centro, segundo a estatal, se deu a partir de estudos técnicos.

“Ao levarmos o centro para o Nordeste estamos gerando milhares de empregos na região. Não estamos levando apenas infraestrutura, mas consolidando a vocação local de se tornar um polo logístico, o que desperta o interesse de outras empresas também”, disse o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.

No mês passado, a governadora Fátima Bezerra (PT) esteve na sede dos Correios, em Brasília, e ouviu de Fabiano Silva dos Santos a indicação de que o RN era o local mais adequado para receber o hub. Agora, a petista comemora o anúncio.

“Um sonho e luta ainda do tempo que eu era deputada federal. Traz empregos, desenvolvimento econômico e insere nosso estado de forma estratégica nessa política de reinvestimento na empresa pública. Estamos há anos nessa articulação e, agora, com a sensibilidade de um governo que cuida das pessoas e do patrimônio, enfim chega essa excelente notícia. Apresentamos o projeto e estudos ao presidente Lula, que foi absolutamente sensível, e olha só o resultado”, afirmou Fátima.

O hub no aeroporto de São Gonçalo é um projeto idealizado ainda durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. “Aqui, portanto, é o resultado de gestões republicanas, que olham para as possibilidades de desenvolvimento. E destaco que a confirmação de instalação do Hub Internacional dos Correios aqui no RN é uma escolha, que traz consigo também sensibilidade política. A instalação dese hub é de grande contribuição para descentralizar essas operações, melhorando os prazos de entrega e beneficiando especialmente as empresas de micro e pequeno porte”, afirma Fátima.

Todos os novos prédios serão modelados para uma agenda sustentável, com a instalação de painéis fotovoltaicos e sistema de ar-condicionado inteligente, permitindo uma economia de R$ 1,5 milhão por ano com energia elétrica.

Para este ano, 400 agências já estão com as licitações de reforma aprovadas. A expectativa é de que as mais de 6.000 agências restantes recebam melhorias nos próximos três anos.