Concurso público do INSS oferece 16 vagas no RN; salário é de R$ 5.905,79

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abre nesta sexta-feira (16) as inscrições para o concurso público que disponibilizou 1.000 vagas de técnico do seguro social em todo o país.

O edital publicado na quinta-feira (15) prevê 16 vagas para o Rio Grande do Norte, sendo 12 vagas para a gerência regional de Natal e quatro para a gerência regional de Mossoró, no Oeste potiguar.

O cargo de técnico do seguro social do INSS exige nível médio de escolaridade. O salário é de R$ 5.905,79.

Do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência (90) e 20% a pessoas negras (202).

Poderão pedir isenção total do valor da taxa de inscrição os candidatos com cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) ou que sejam doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

As condições e os procedimentos de inscrição nesses casos estão especificados no edital, no tópico 6.4.8. O prazo de inscrição para esse grupo é o mesmo de quem tem condições de pagar a taxa.

Os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas Agências da Previdência Social espalhadas pelo país. Ou seja, eles serão lotados em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS à qual optou por concorrer.

Entre as atividades que serão executadas pelos técnicos estão o atendimento ao público, orientação, informação e conscientização previdenciária e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.

Provas e curso de formação

O concurso terá provas objetivas e curso de formação. As provas objetivas terão duração de 3h30 e serão realizadas em 27 de novembro nas cidades das 97 gerências regionais previstas no edital.

G1RN