Combate ao coronavírus: RN vai pagar adicional de insalubridade para profissionais da saúde

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou neste sábado (11), em coletiva de imprensa, que vai pagar adicional de insalubridade de 40% para os profissionais da saúde que estão atuando no combate ao coronavírus. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde Pública, Cipriano Maia.

De acordo com Maia, a decisão foi tomada após acerto entre Governo do Estado e Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Rio Grande do Norte, com mediação do Ministério Público do Trabalho. “Queremos anunciar que o governo vai implantar, para todos os trabalhadores da saúde que estão nos serviços hospitalares na linha de frente de atenção ao paciente, o adicional de insalubridade no valor de 40% desde o início da pandemia. Portanto, todos os trabalhadores da saúde, como forma de reconhecimento do empenho destes trabalhadores”, afirmou.

O secretário de Saúde acrescentou que o Governo ainda não analisou o impacto financeiro do aporte aos servidores da saúde. “Será arcado pelo Governo do Estado dentro do compromisso de reconhecer o trabalho dos profissionais. Mas o impacto financeiro ainda não foi levantado”, acrescentou.

Além disso, o governo informou que está viabilizando a confecção de mais máscaras que serão utilizada por toda a comunidade para evitar a falta daquelas máscaras que são específicas para profissionais da saúde.