Com exames da UFRN, estado pode ter mais 16 casos positivos de coronavírus

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Instituto de Medicina Tropical (IMT), tem ajudado a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) a realizar os testes para diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19). Os procedimentos têm sido realizados desde a última quarta-feira (25). A estimativa é de que, até o momento, o IMT já tenha identificado 16 novos casos confirmados da doença no estado potiguar, que devem se somar aos casos confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen/RN). 

A informação será confirmada, ainda nesta sexta-feira (27), a partir do novo boletim epidemiológico divulgado pela Sesap. “Nesse momento, os casos estão enquadrados na categoria provável. Antes de confirmar fazemos a análise do que a UFRN teve de resultado. Só depois são confirmados”, explicou a Sesap. 

Em entrevista à TV Tropical, nesta sexta (27), a médica e diretora do IMT, Selma Jerônimo, destacou: “É importante as pessoas ficarem tranquilas. A Sesap tem, de forma heróica, divulgado diariamente o boletim epidemiológico. Mas é importante saber que esse boletim vai ser sempre atrasado, porque a demanda do Lacen e do IMT de realizar testes é grande. Os resultados de ontem vão entrar no boletim de hoje. Essa é a dinâmica. Sempre vai ter uma diferença do que está acontecendo em tempo real e os dados do boletim, mas é característica em qualquer lugar neste momento; o mesmo está acontecendo em todos os lugares do mundo”, informou a diretora. 

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, todas as amostras estão sendo coletadas pelo Lacen/RN e, em seguida, testadas no IMT. “Realizar o teste é prerrogativa do Lacen. Mas a UFRN percebeu que, diante da epidemia, seria necessário juntar esforços de pessoas que tenham habilidade. Então voluntários da universidade – pesquisadores, professores e alunos, se organizaram nesta força-tarefa para auxiliar o Lacen. Com isso, certamente haverá uma maior capacidade de responder a essa demanda”, disse ainda Selma Jerônimo.

Até o último boletim epidemiológico divulgado pela Sesap na quinta-feira (19), o RN contabilizava 19 casos confirmados de Covid-19.