Com 39% de ocupação dos leitos, RN confirma mais 7 mortes por covid-19

Cipriano Maia, secretário da Sesap | Foto: reprodução do Facebook

Com três mortes, registradas por covid-19 nas últimas 24 horas, o Rio Grande do Norte atinge a marca de 2.263 delas nesta terça-feira (1º). São sete a mais do que as contabilizadas no dia anterior. E ainda constam 218 em análise da causa. Os dados foram atualizados pelo Secretário de saúde do estado, Cipriano Maia, em coletiva concedida nesta tarde. 

O estado contabiliza 61.989 casos confirmados e 26.212 suspeitos. Existem 259 pacientes com a doença internados entre leitos públicos privados. Desses, 104 estão em leitos críticos e outros 155 em leitos clínicos. Resultando em uma média de 39% de ocupação geral de todos os leitos destinados à internação por covid-19. 

A maior taxa de  ocupação está em Guamoré, em que 100% dos leitos estão com internados, seguido do Alto-Oeste que apresenta um percentual de 90% de ocupação. No Seridó esse indicador cai para 60%. No Oeste o percentual é de 36% e na Região Metropolitana, de 33,7%. Em santo Antônio e São Paulo de Potengi, os leitos estão todos disponíveis. 

Mas a situação ainda requer muita atenção, disse Cipriano. “Não é pelo fato de termos leitos que vamos relaxar a situação, nós queremos é que esses leitos permaneçam desocupados, que mais vidas sejam salvas que a gente não tenha nenhuma retomada, nem surto, nem pico em nenhuma região”. 

Apesar da taxa de transmissibilidade apresentar queda com índices abaixo de um na maior parte do estado,  as regiões de Mato Grande (João Câmara), apresentando 1,04, região do Alto-Oeste (Pau dos Ferros) com 1,29 e Oeste (Mossoró) com 1,13 preocupam a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). Cipriano fez um apelo pela continuidade do uso da máscara e pela manutenção do distanciamento social.