Coleta do Censo do IBGE está 89% concluída no RN

Após pouco mais de quatro meses de coleta de dados, o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está 89,6% concluído no Rio Grande do Norte, que é o segundo estado mais avançado do País na conclusão da pesquisa.

Acima do RN, está o Piauí com 90,8% do Censo já concluído. Dos 167 municípios potiguares, 99 já foram totalmente recenseados. Parnamirim (72,4%), Mossoró (86%) e Natal (86,7%) estão entre as cidades que ainda não concluíram o recenseamento. A expectativa é de que o levantamento no RN, com a coleta de dados e eventuais correções, termine no próximo dia 15 de dezembro.

Segundo o coordenador de operação do IBGE, Rogério Campelo, a coleta de dados se encerra na segunda-feira (5). “A partir dessa data nós vamos fazer as supervisões para verificar se a coleta ocorreu da forma esperada e se for o caso realizar as correções necessárias. Essa atividade deve ir até o dia 15 de dezembro”, explica. “A posição do RN é resultado do empenho da equipe, que em nenhum momento desanimou e sempre buscou alternativas para que a pesquisa continuasse de forma acelerada”, emenda Rogério.

Tribuna do Norte