CNH Popular: Programa que concede carteiras de habilitação de graça recebe mais de 71 mil inscrições no RN

Foto: Detran-RN / Reprodução

Terminaram nesta segunda-feira (25) as inscrições para o “CNH Popular”, programa do Governo do Estado que oferece a emissão gratuita de carteira de habilitação para a população de baixa renda. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), foram 71.025 inscrições ao longo de quase duas semanas.

Até o dia 10 de outubro, o governo fará a seleção dos inscritos de acordo com os critérios previstos em edital. Todas as informações estão concentradas no endereço cnhpopular.detran.rn.gov.br, onde será publicada a lista com os classificados, no dia 17 de outubro.

Os candidatos selecionados deverão se atentar ao prazo para entrega da documentação exigida no edital, que será de 18 de outubro a 17 de novembro, em qualquer unidade do Detran. A comissão organizadora do programa vai fazer a análise dos documentos de 20 de novembro a 22 de dezembro, e o resultado final com os nomes dos selecionados será divulgado em 27 de dezembro.

O diretor-geral do Detran, Jonielson Oliveira, comemora a grande participação dos potiguares. “Nesta edição, ampliamos bastante o número de vagas, de 353 para 1 mil CNHs gratuitas e anunciamos com entusiasmo a grande procura da população para ter o benefício e conseguir uma Carteira de Habilitação para ter mais oportunidades de emprego”, disse o diretor do Detran.

Na etapa de seleção, de 26 de setembro a 10 de outubro, será observado por meio de sistema eletrônico, se os candidatos seguem os seguintes requisitos:

  • ser maior de 18 anos;
  • saber ler e escrever;
  • comprovar domicílio no RN nos últimos 12 meses;
  • não estar judicialmente impedido de obter a CNH;
  • não estar com CNH suspensa ou cassada;
  • não ter cometido infração penal na direção de veículos;
  • não ter cometido infração de trânsito grave ou gravíssima;
  • não ser reincidente em infração de trânsito leve ou média, nos últimos 12 meses;
  • e possuir os demais requisitos para obtenção da CNH.

A Comissão organizadora do CNH Social informou que, depois de filtrar se os candidatos atendem aos requisitos, o programa utiliza alguns critérios de desempate. Será seguida a ordem da menor renda por pessoa, maior número de dependentes no grupo familiar; estar desempregado por mais tempo; quem tiver maior idade; data e hora da inscrição e, por fim, sorteio.

O programa inclui a gratuidade total de taxas relativas a exames e licença de aprendizagem e direção veicular; custos de confecção da primeira CNH ou, em caso de mudança, para a categoria C, D e E, e também das aulas nos Centros de Formação de Condutores.

O contato para dúvidas sobre o CNH Popular é o (84) 99807-7173, disponível para chamadas e mensagens via WhatsApp de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 14h. Demais informações e o edital completo podem ser conferidos no site www.detran.rn.gov.br.