Chuvas deixam comunidades e estradas do RN em estado de atenção

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Se por um lado, as chuvas levam alegria para a população do interior do Rio Grande do Norte por causa da cheia de açudes e barragens. Pelo outro, elas geram angústia e alerta, devido aos riscos de acidentes e tragédias.

As recentes chuvas colocaram algumas áreas de estado em alerta. Nesse fim de semana, foram registrados danos em alguns municípios e rodovias estaduais. Segundo o governo, equipes da administração estadual estão atuando nas áreas afetadas e em locais com potencial risco.

O governo afirmou que a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do RN está com equipes de plantão e em permanente contato com as prefeituras, através das coordenadorias municipais, nas áreas com registro de algum evento adverso.

A Defesa Civil do RN reiterou o alerta às populações que adotem todos os cuidados quanto à utilização das áreas de açudes, barragens ou rios com objetivo de evitar acidentes e tragédias, visto que é bastante comum o uso dessas áreas para o lazer nesta época do ano. Em caso de emergência devem acionar as autoridades através do 190 e 193.

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está com equipe técnica em campo fazendo vistorias nos reservatórios sob responsabilidade do estado. “Até o momento não foi identificado nenhum risco para segurança nem riscos de rompimento na infraestrutura”, garantiu em nota.

Um dos locais que estão sendo acompanhados é a Barragem de Umari. Após 14 anos, o terceiro maior reservatório do estado voltou a sangrar nesse domingo (09). “Técnicos da secretaria estão interagindo fortemente no acompanhamento da sangria”, informou a Semarh.

A pasta reforçou ainda que todas as medidas necessárias para garantir a segurança das barragens do estado estão sendo tomadas continuamente, com o objetivo de garantir a segurança da população e a gestão adequada dos recursos hídricos.

Em Apodi, a prefeitura recomendou a retirada de pessoas idosas, crianças e gestantes das áreas de risco. O comunicado divulgado pela administração municipal destaca, principalmente, os moradores de comunidades próximas ao Sítio Pindoba, na região do Vale do Apodi. A recomendação se deve ao aumento do nível do açude do Apanha Peixe.

Estradas

Também nesse domingo (09), um trecho da RN-117, entre Caraúbas e Olho d’Água do Borges, entrou em colapso e foi destruído pela força da água. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) enviou uma equipe ao local para averiguar a situação.

A mesma rodovia, segundo o departamento, ainda tem outro ponto de preocupação, entre os municípios de Caraúbas e Governador Dix-sept Rosado. Além desses, outros três locais foram classificados como “pontos de atenção” pelo governo estadual.

– Estrada de Estivas (Genipabu-BR-101): a limpeza e retirada de material que deslizou para a estrada será realizada nesta segunda-feira (10).

– RN-233 (Caraúbas-Campo Grande): equipe está no local e instalou sinalização. Todo o serviço de recuperação será realizado nos próximos dias.

– RN 118 (São Rafael-Jucurutu): a equipe já está no local para instalar a sinalização necessária para a ocorrência (fuga de material na cabeceira de uma ponte) e realizar o levantamento técnico. O reparo será feito nos próximos dias. 

Portal da Tropical

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *