Câmara de Santo Antônio promove audiência pública para debater sobre ações e fortalecimento da Defesa Civil no município

A Câmara Municipal de Santo Antônio realizou uma audiência pública na manhã desta quarta-feira (24), que debateu sobre o tema “O Sistema de Proteção e Defesa Civil do Município de Santo Antônio”. A audiência, proposta pelo vereador Júnior Nogueira (MDB), contou com a participação de representantes da Defesa Civil Estadual, os senhores Leonardo, Alberto e Rodrigo; e o Comitê da Defesa Civil Municipal composto pelo coordenador José Heriberto, o secretário Thiago Ferreira e o representante do setor técnico Romildo Miguel.

O representante da Defesa Civil Estadual, Rodrigo, elogiou a Câmara de Vereadores do Município pelo pioneirismo de promover essa discussão tão importante para o fortalecimento do órgão no âmbito municipal. Ele exaltou também a participação efetiva e apoio da gestão municipal a Defesa Civil do Município nas ações de resposta aos danos causados pelas chuvas intensas que caíram no município ao longo do mês de julho.

Na oportunidade, o coordenador da Defesa Civil do Município, Beto, expôs as ações desempenhadas pelo órgão na prevenção e controle a situações de risco. Ele destacou todo o apoio dado pela prefeitura, através do prefeito Raulison Ribeiro, nas ações que envolveram a defesa civil em conjunto com as secretárias municipais na situação das RNs que foram afetadas pelas fortes chuvas.

Ainda durante a audiência foi enfatizado o trabalho desempenhado pela Defesa Civil Municipal no tocante a operação carro-pipa que atende mais de 500 famílias na zona rural de Santo Antônio, assegurando água de qualidade para quem mais precisa.

A Defesa Civil do Município, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem atuado no combate às queimadas e controle de incêndios no lixão. Em setembro do ano passado, o município promoveu uma palestra com os catadores de materiais recicláveis, onde contou com a participação de representantes da Defesa Civil Estadual, com objetivo de orientar sobre a importância de evitar queimadas. Também foram realizadas visitas em comunidades com maior incidência de queimadas, conscientizando a população sobre os danos causados ao meio ambiente e a saúde em decorrência dessa ação humana.

Além do vereador proponente, a audiência contou com a presença dos vereadores Francicarlos Santos e Joaquim Pedro.