Aulas da rede estadual começam nesta segunda-feira; greve é incerta no RN

As aulas da Rede Estadual de Ensino começam nesta segunda-feira (14) em todo o Rio Grande do Norte. Apesar do indicativo de greve por parte da categoria de professores, a paralisação ainda é incerta. Ao todo, 220 mil alunos devem voltar às salas de aulas. 

No início da manhã desta segunda-feira, escolas estaduais registraram a movimentação de alunos e professores. A data marca o início do período letivo de 2022, que até então estava previsto para começar em 7 de fevereiro, mas foi adiado devido à grande quantidade de professores adoecidos pela covid-19 ou síndromes gripais. 

“Estamos mantendo para hoje o início das aulas presenciais em todas as nossas escolas. As escolas estão preparadas, os professores e alunos estão chegando, para que possamos recuperar os anos de pandemia que foram comprometidos. Estou aqui clamando para que todos retornem às escolas para que possamos dar continuidade a isso”, disse o secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, em entrevista à TV Tropical. 

Os professores cobram a atualização do percentual total de 33,24% do Piso Salarial e ameaçam greve caso a solicitação não seja atendida. Para esta segunda-feira, está marcada uma audiência, às 10h, entre representantes do Governo do Estado e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte-RN), para seguir com as negociações. 

“Nós do Governo estamos negociando com o Sinte-RN. Respeitamos todas as diretrizes do sindicato e, ao mesmo tempo, estamos preocupados em ter os alunos em sala e as escolas preparadas. Continuamos com o nosso papel e conclamamos para que nosso principal foco seja com os alunos. Temos uma reunião hoje com o Sinte-RN e creio que conseguiremos avançar um pouco mais nas negociações até alcançarmos uma proposta adequada para todos os lados”, acrescentou o secretário.