“Ainda é cedo para pensar em flexibilização do uso da máscara”, defende Sesap

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) reforçou, por meio de nota, a importância de se manter as medidas sanitárias de prevenção à covid-19 e defendeu que “ainda é cedo para pensar em flexibilização do uso da máscara”. 

De acordo com a Sesap, o atual momento da pandemia ainda exige o uso da máscara, principalmente em ambientes fechados, e a lavagem das mãos e uso frequente do álcool gel. Em nota conjunta divulgada na sexta-feira (29), a secretaria evidenciou a retomada da Operação Pacto pela Vida diante do “visível aumento do número de casos em todo o estado, assim como da taxa de ocupação de leitos Covid”.

A plataforma RegulaRN mostra que, neste domingo (31), o percentual geral de ocupação é de 47,8%, tendo um total de 136 pacientes internados para tratamento da covid-19 nos hospitais públicos do estado. Na nota, a Sesap ainda chamou a atenção para que a população complete o esquema vacinal com a segunda dose, já que o RN tem hoje 207 mil pessoas com a D2 em atraso. 

“Por esses motivos, ainda é cedo para pensar em flexibilização do uso da máscara. É importante ressaltar que o Pacto pela Vida que foi reafirmado com nota conjunta assinada por órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública do Estado, Cosems, Femurn, entre outros, vem alertar a sociedade para o momento atual e se manterá em atividade com estratégias regionais e locais, conjuntas, de fiscalização, monitoramento de notificações, educação e comunicação de risco, em busca de um enfrentamento coletivo e rápido para um problema que deveremos aprender a conviver juntos, por muito tempo”, destacou a secretaria. 

Leia a nota na íntegra: 

NOTA 

A Secretaria de Estado de Saúde Pública reforça que o atual momento da pandemia da Covid-19 é de manutenção dos cuidados sanitários, inclusive para os relacionados ao uso da máscara, principalmente em ambientes fechados e a lavagem das mãos e uso frequente do álcool gel. 

É evidente como divulgado no dia de ontem e na retomada da Operação Pacto pela Vida, que existe hoje um visível aumento do número de casos em todo o estado, assim como da taxa de ocupação de leitos Covid. 

Assim, ressaltamos a necessidade de que as pessoas completem o esquema vacinal com a segunda dose, visto que o estado tem 207 mil pessoas com a dose em atraso. 

Por esses motivos, ainda é cedo para pensar em flexibilização do uso da máscara. 

É importante ressaltar que o Pacto pela Vida que foi reafirmado com nota conjunta assinada por órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública do Estado, Cosems, Femurn, entre outros, vem alertar a sociedade para o momento atual e se manterá em atividade com estratégias regionais e locais, conjuntas, de fiscalização, monitoramento de notificações, educação e comunicação de risco, em busca de um enfrentamento coletivo e rápido para um problema que deveremos aprender a conviver juntos, por muito tempo.  
Sem mais, reforçar a continuidade do uso da máscara.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *