Abertura de UTIs no RN zera fila de espera no Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu

A fila de espera por leitos de UTI nas regiões Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu foi zerada, na noite dessa quinta-feira (1º), conforme monitoramento da plataforma Regula RN. De acordo com O Governo do Estado, a melhora no quadro se deve à ação de abertura de leitos de UTI e clínicos na rede pública.

Nesta semana foram abertos cinco leitos de UTI na Liga de Mossoró, com previsão de abertura de mais sete leitos nos próximos dias. Além destes, mais duas UTIs foram abertas no Hospital Regional Tarcísio Maia, cinco leitos clínicos em Caraúbas, no Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira Silva, dez leitos clínicos em Apodi, no Hospital Regional Hélio Marinho, dez leitos clínicos no Hospital São Luiz, em Mossoró, e cinco leitos clínicos, em Pau dos ferros, no Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade.

No início da semana, a fila chegou a ter 20 pacientes somente na Região Oeste. “Seguimos o pacto pela vida sem descanso. A abertura dos leitos na região oeste permite que os pacientes tenham toda assistência necessária no tratamento contra a doença. Isso é fruto de um esforço e trabalho realizado pelo Governo do Estado e pela Sesap para o enfretamento da pandemia”, destacou a secretária-adjunta de saúde pública do RN, Maura Sobreira.

No momento, a Região Oeste conta com 112 leitos de UTI e 94 leitos clínicos, totalizando 206 leitos. Seguindo o plano de regionalização da Sesap, os leitos estão espalhados em hospitais estaduais ou serviço filantrópico contratado pelo estado. 

Confira os leitos disponíveis abertos e que irão abrir na região Oeste

– Hospital Rafael Fernandes: 16 leitos clínicos, no momento com 10 leitos de UTI e 21 clínicos. Serão abertos mais 5 leitos clínicos; 

– Hospital Regional Tarcísio Maia: 13 leitos abertos de UTI;

– Hospital São Luiz: 10 leitos de UTI (atualmente com 50 leitos de UTI) e mais 10 leitos clínicos;
– Hospital da Liga Mossoroense: 12 leitos de UTI, 05 abertos, faltam 07 nos próximos dias;

– Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira Silva (Caraúbas): 5 leitos clínicos e 2 leitos de suporte ventilatório;

– Hospital Regional Hélio Marinho (Apodi): abertos novos 2 leitos de uti e 7 leitos clínicos, atualmente dispondo de 5 de UTI e 15 leitos clínicos, abertos mais 10 clínicos nesta semana. 

– Hospital Cleodon Carlos de Andrade em Pau dos Ferros dispõe de 15 leitos de UTI e 20 leitos clínicos, que foram expandidos recentemente 

– Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assu dispõe de 10 leitos de UTI e seis leitos clínicos, expansão recente.