Blogueiros divulgam fake news sobre contrato firmado pela prefeitura de Passa e Fica; prefeito diz que recorrerá à justiça para restabelecer a verdade

O prefeito Flaviano Lisboa anunciou que irá processar blogueiros da região que estão divulgando notícia fraudulenta (fake news) insinuando irregularidades inexistentes em um contrato firmado pela Prefeitura Municipal de Passa e Fica para aquisição e recapagem de pneus destinados aos veículos que compõem a frota oficial do município.

A fake news teria surgido a partir de uma postagem de um “blogueiro” em uma rede social, onde afirma de forma totalmente infundada que a prefeitura teria autorizado uma “compra milionária de aquisição de pneus, através de licitação do pregão eletrônico SRP nº 027/2022”.

O blogueiro segue afirmando que o município “efetuou” a compra de mais de um milhão de reais em pneus para os veículos da prefeitura, os quais, segundo o que foi “analisado” pelo blog, somariam “pouco menos de 15 carros”.

Fontes deste Blog ainda dão conta de que o blogueiro teria feito chegar ao gestor a chantagem de que somente pararia de divulgar notícias fraudulentas sobre sua gestão se o prefeito “chegasse junto”, assim como um vereador da oposição de Passa e Fica estaria fazendo, dando a entender que este vereador é quem estaria financiando as postagens difamantes.

A mentira foi rapidamente reproduzida por pelo menos outro blog, o qual teria repetido a mesma informação infundada e inverídica de que a prefeitura teria “efetuado a compra de R$ 1.084.174,00” em pneus.

O prefeito Flaviano Lisboa, entrou em contato com o Blog para desmentir a fake news e explicar que o que consta publicado no Diário Oficial do Município é um procedimento comum e previsto em lei para REGISTRAR PREÇOS para FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO de bens de consumo, que no caso seriam os pneus para a manutenção da frota do município, que é composta por mais de 48 veículos entre automóveis, vans, tratores, motos e ônibus, que diariamente prestam serviços à população.

Flaviano Lisboa, informou ainda que o objetivo do registro de preços é justamente gerar economia para os cofres do município, fazendo com que empresas interessadas disputem para ver qual irá eventualmente fornecer os bens de interesse do município pelo menor preço.

Ainda segundo o prefeito, diferente do insinuado pelos “blogueiros” que serão processados, em momento algum a prefeitura EFETUOU A COMPRA de um milhão de reais em pneus, mas sim firmou o contrato com uma empresa para EVENTUALMENTE, caso necessite, efetuar a compra dos pneus pelo menor preço, até o limite máximo previsto no contrato. Portanto, falta com a verdade quem divulga que o Prefeito de Passa e Fica gastou mais de 1 milhão de reais com a aquisição de pneus. 

O gestor ainda lembrou que acusar pessoas de praticar malfeitos, mesmo que de forma velada ou pela internet, configura os crimes de CALÚNIA e DIFAMAÇÃO, além de causar dano moral passível de indenização à vítima e, por este motivo, o prefeito acionou seu corpo jurídico que tomará as medidas judiciais cabíveis para responsabilizar os propagadores das mentiras.

Por fim, o Prefeito Flaviano reiterou o seu irrestrito respeito aos órgãos de comunicação e imprensa que prezam pela notícia verídica e informática além dos demais profissionais da mídia que agem responsavelmente e com o propósito de informar, ao mesmo tempo em que rechaça veementemente e adotará as medidas judiciais cabíveis contra quem violar os primados das leis vigentes e propagar notícias inverídicas e que desabonem a sua honra e integridade.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *