Press ESC to close

RN investiga suposto caso de hepatite aguda de causa desconhecida

Divulgação

Um caso suspeito de hepatite aguda de causa desconhecida está sendo investigado no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira (23) pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), em Mossoró, no Oeste potiguar. De acordo com a pasta, o caso será acompanhado pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde. A idade da criança não foi confirmada.

Em nota, a Sesap reforçou a importância de estar atenta aos sinais da doença, como: sintomas gastrointestinais, como  dor abdominal, diarreia e vômitos, e icterícia (quando a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas). Quando forem identificados tais sintomas, procurar imediatamente assistência médica. 

“A Sesap ressalta que é necessária a manutenção da tranquilidade, das medidas de prevenção e higiene, assim como a atenção permanente com os sinais da doença”, afirmou a secretaria. 

Supostos casos também estão sendo investigados em estados como Paraíba e Ceará. Até este domingo (22), já eram 614 casos notificados no mundo, sendo 64 deles no Brasil. Dentre os sintomas, estão dores e problemas gastrointestinais, alterações nas substâncias hepáticas e icterícia (pele e olhos amarelados).