Aulas presenciais estão liberadas para 100% das escolas no RN

Foto: Adriano Abreu

A partir desta segunda-feira (4), todas as escolas do Rio Grande do Norte, públicas ou privadas, poderão ter a presença de 100% dos estudantes. A etapa é a última do cronograma definido pelo Governo do Estado para retomada das aulas.

O secretário de Educação do Estado, Getúlio Marques, explicou que a liberação não prevê a obrigatoriedade da retomada para os pais que preferiram continuar com os alunos em ensino remoto. Apesar de não haver registros de contaminação nas escolas, o secretário disse que seguirá havendo a liberação para a continuidade das aulas remotas.

Sem nenhuma notificação de casos de covid-19 entre alunos, professores e servidores desde o início da retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, em 26 de julho, o Governo autorizou o retorno de 100% dos estudantes nesta segunda-feira, conforme previsão confirmada no dia 15 de setembro, em entrevista à Tribuna do Norte do secretário Getúlio Marques.

Atualmente, a rede — que possui 429 mil alunos distribuídos em 588 escolas, segundo dados do Censo Escolar — está funcionando com aulas presenciais com 30% dos alunos, de modo que todos os estudantes possam comparecer às unidades em formato de rodízio semanal, onde as crianças e adolescentes se revezam entre ensino presencial e remoto.

A autorização inicial ocorreu em 26 de julho, depois de um ano e quatro meses de paralisação por causa das restrições sanitárias impostas pela pandemia de covid-19. Os primeiros a retornarem foram alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I e os da 3º série do ensino médio. Em 9 de agosto foi a vez de quem está no 6º e 7º ano do ensino fundamental e do 2º série do ensino médio voltar a assistir aula nas escolas. Por último retornaram os estudantes do 8º e 9º ano do fundamental, além daqueles que estavam entrando no ensino médio. Todas as turmas permanecem com 30% de ocupação presencial. As exceções são escolas de pequeno porte que já retornaram com 100% dos estudantes para dentro das salas de aula.

O aumento para 60% de ocupação nas escolas ocorreu em 20 de setembro, até a autorização para a volta completa nesta segunda-feira. 
“Ficamos muito felizes com essa retomada gradativa, que ajudou para que, neste período, oficialmente, não tivéssemos nenhuma notificação de casos [de covid-19] entre estudantes, professores e funcionários. Isso porque as escolas se prepararam para isso, com todas medidas sendo cumpridas, como álcool gel, distanciamento, máscara, lavatórios externos. O retorno está tranquilo, como a gente esperava”, reforçou o titular da SEEC, em 15 de setembro.

Dentro do protocolo sanitário, a secretaria de Educação ressalta que o monitoramento também é feito junto aos pais dos estudantes para que um eventual caso de covid possa ser rastreado e isolado. “A gente sempre chama os coordenadores, professores, colaboradores, sobretudo de forma virtual, para que não haja relaxamento das medidas. Temos uma situação tranquila, também pelo avanço da vacinação, mas não podemos relaxar e precisamos manter o que está sendo feito, até porque mais alunos vão chegar agora. Os poucos casos que tiveram de gripes, tosse, foram isolados em uma sala, orientados a ficar em casa e testados. Isso tudo nos ajudou muito”, acrescenta Getúlio Marques.

Tribuna do Norte

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *