#QUEIMADANÃO: Santo Antônio realiza semana de prevenção e combate às queimadas

O município de Santo Antônio realizou a Semana do Fogo com ações educativas voltadas à prevenção e combate às queimadas. O evento, realizado entre os dias 30 de agosto e 1° de setembro, foi coordenado pelo Comitê Municipal de Educação Ambiental, em parceria com o Idema-RN. As ações fazem parte do plano estadual RN Sem Chamas. O encerramento da programação foi marcada por uma palestra com orientações para os representantes das famílias de catadores de materiais recicláveis da cidade.

A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com as participações do prefeito Raulison Ribeiro, o secretário municipal de Meio Ambiente Manoel Izaque, a secretária municipal de educação Nilva Ferreira, o coordenador da Defesa Civil do Município Thiago Ferreira, representantes da Defesa Civil Estadual, a coordenadora do comitê de Educação Ambiental Lídia Cristina, o secretário adjunto do Meio Ambiente Romildo Miguel, o vereador Joaquim Pedro representando a Câmara Municipal, agentes da Guarda Municipal, assistente social Isabele, e outras autoridades.

O sub-coordenador da Defesa Civil do Estado, Dalchen Viana, ministrou a palestra fazendo uma explicação interativa com os catadores. Ele chamou a atenção para as consequências das queimadas no planeta. “Esse tema é importante e urgente para todo o planeta Terra.”, comentou. Também foram exibidos vídeos educativos relacionados ao tema. Na oportunidade, o representante da Defesa Civil Estadual dialogou com os catadores e orientou a organização da categoria no sentido de buscar condições mais dignas de trabalho e direitos assegurados, sem comprometer a saúde nem causar danos ao meio ambiente, com a criação de uma cooperativa.

O prefeito Raulison Ribeiro destacou a importância da abordagem do tema de combate às queimadas e disse estar buscando melhores condições de vida para os catadores. ““É fundamental que todos estejam integrados com os órgãos competentes para que se trabalhe e se execute essas ações de prevenção com o intuito de minimizar essas queimadas. Moradores do bairro Bela Vista e de outras localidades sofrem muito com essa questão das queimadas, principalmente proveniente do lixão. Vamos nos unir para que possamos juntos combater esse problema. Ficamos muito felizes com a repercussão, com a interação com as pessoas e a receptividade da população”, declarou.

A pedagoga e coordenadora do comitê de Educação Ambiental, Lídia Cristina, falou sobre a realização da ação. “Estamos somando esforços junto a Secretaria de Meio Ambiente, a Defesa Civill, ao Comitê Municipal de Educação Ambiental, aos comitês escolares de educação ambiental e a toda população. Essa semana alusiva à prevenção e combate ao fogo vem justamente dialogar com a comunidade para entender que com fogo, não temos vegetação, e sem vegetação não temos água. É na soma dessas ações que conseguimos ter um meio ambiente mais equilibrado”, comentou.

O secretário de Meio Ambiente e membro do comitê de Educação Ambiental, Manoel Izaque, enfatizou que essa técnica de queimar os resíduos sólidos em lixões ou entulhos causam danos à saúde humana e desequilíbrios socioambientais (emissão de gases de efeito estufa, degradação do solo, desertificação, perda da biodiversidade, degradação do ar e da água). “É fundamental a conscientização das pessoas e o apoio de todos os setores da sociedade para evitar queimadas e incêndios. “As queimadas, sejam de forma intencional ou causa natural, geram consequências ao meio ambiente e à saúde. Com a consciência de cada um, podemos contribuir para o equilíbrio do meio em que vivemos”, disse. O secretário ressaltou que essas ações serão ampliadas e levadas a outras comunidades com objetivo de minimizar os efeitos das queimadas no município.

Nos dias 30 e 31, o Comitê Municipal de Educação Ambiental realizou visitas no bairro Santa Luzia e na comunidade quilombola de Cajazeiras onde foram entregues cartazes contendo a mensagem da temática de combate às queimadas. Na ocasião, foi feito um levantamento dos dados com monitoramento dos ocorrências oriundas da queima de resíduos sólidos (entulhos, lixões) em áreas não florestais, queima para limpeza de terrenos e em margens de rodovias, queima para cultivo agrícola, entre outros tipos de queimadas.

Ao final do evento, houve sorteio de brindes, lanche e distribuição de cestas básicas para os catadores de materiais recicláveis presentes.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *