Press ESC to close

Servidores administrativos da saúde do RN iniciam greve nesta segunda

Os servidores administrativos da rede estadual de saúde do Rio Grande do Norte iniciam uma greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (20). A paralisação foi aprovada por unanimidade durante assembleia realizada em 15 de outubro, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN (Sindsaúde/RN).

Entre as principais reivindicações, a categoria pede uma jornada de trabalho considerada mais justa, pagamento de horas extras, criação de vale-alimentação e reajuste das gratificações que, segundo o sindicato, estão congeladas há mais de 20 anos.

De acordo com o Sindsaúde/RN, os servidores também solicitam a fixação de jornada de 108 horas mensais para cargos de 30 horas semanais e 144 horas para 40 horas, além da atualização dos valores das gratificações de coordenadores e chefias e o pagamento das horas extras previstas no artigo 30 da Lei nº 694/2022, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da saúde.

A entidade sindical afirma que o movimento é uma resposta à demora do Governo do Estado em negociar os pontos específicos da pauta dos trabalhadores. Em cumprimento à Lei nº 7.783/98, haverá redução do contingente de servidores nos serviços de saúde durante o período de greve.

Para marcar o início da paralisação, o Sindsaúde/RN informou que serão realizadas mobilizações nos locais de trabalho em todo o estado. 

O sindicato também participará das atividades do “Dia Estadual de Luta contra a Reforma Administrativa”, com ato e audiência pública na Assembleia Legislativa, a partir das 14h, com concentração na Praça 7 de Setembro, em Natal.