Press ESC to close

Governo do RN abre licitações para nova maternidade e policlínica em Natal

O Governo do Rio Grande do Norte publicou nesta sexta-feira 17 os avisos de licitação para a construção de uma nova maternidade de alto risco na Zona Norte de Natal e de uma policlínica regional na Avenida Capitão-Mor Gouveia, Zona Oeste.

As obras fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), na vertente “PAC Saúde”, do Governo Federal, e foram propostas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para ampliar e qualificar o atendimento do SUS no estado.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) ficará responsável pela condução das licitações, previstas para a segunda semana de dezembro.

A maternidade estadual será dedicada a gestantes de alto risco e terá mais de 100 leitos, atendendo também pacientes dos municípios das regiões do Mato Grande e do Litoral Norte, contribuindo para a descentralização da assistência obstétrica especializada.

A policlínica regional da Zona Oeste terá foco na ampliação de serviços especializados, visando desafogar unidades hospitalares e aumentar a resolutividade da rede de atenção à saúde da Região Metropolitana de Natal.

A governadora Fátima Bezerra afirmou: “Poucas obras simbolizam tanto o compromisso com a vida quanto a construção de uma nova maternidade. Essa é uma notícia que toca o coração de todas e todos que compreendem a importância de garantir um atendimento digno, humanizado e seguro para as nossas gestantes e seus bebês. A maternidade de alto risco que vamos erguer na Zona Norte de Natal, com mais de 100 leitos, representa um avanço histórico para a saúde pública do nosso estado. E ao lado dela, a nova policlínica na Zona Oeste de Natal vai ampliar o acesso a serviços especializados, fortalecendo a regionalização da saúde e desafogando as unidades de maior porte. Tudo isso é fruto do Novo PAC, uma parceria fundamental com o Governo Federal, que reafirma nosso compromisso com o fortalecimento do SUS e com o direito do povo potiguar a uma saúde pública de qualidade.”

Essas duas unidades se somam às policlínicas regionais em Assu e Ceará-Mirim, anunciadas pelo governo em 13 de outubro, formando um pacote de investimentos de R$ 60 milhões em obras e equipamentos, com objetivo de ampliar a capacidade da rede estadual de saúde e melhorar o atendimento à população.