Hospital Walfredo Gurgel registra recorde histórico de acidentes de moto em julho

O mês de julho de 2024 marcou o recorde de atendimentos a vítimas de acidentes de motocicleta no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). A unidade, que é a principal porta de urgência e emergência na Região Metropolitana, recebeu 860 pessoas ao longo dos 31 dias, representando uma média de 27,7 pessoas por dia. Do total de atendidos, 332 pessoas – 38,6% – vieram de acidentes ocorridos em Natal. O dia com mais atendidos foi 28 de julho, um domingo, quando 42 vítimas de acidentes de moto deram entrada no pronto-socorro Clóvis Sarinho.

Segundo o órgão, o número supera em cem pessoas o recorde anterior, que foi exatamente um ano antes, em julho de 2023. E representa ainda um crescimento de 13,6% em relação a junho, que teve 757 pessoas atendidas por queda de moto. Essa foi a primeira vez também que o hospital viu o quantitativo de acidentados por motocicleta cruzar os 770 em um só mês.

De acordo com informações do Governo do Estado, estão sendo intensificandos nos últimos meses um trabalho de educação e fiscalização no trânsito, em especial na Região Metropolitana, por meio do Programa Vida no Trânsito, juntamente com a campanha de conscientização recentemente lançada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN). O trabalho de comunicação conduzido pelo Detran-RN com enfoque na quantidade de motociclistas acidentados atendidos no Walfredo visa sensibilizar os motociclistas para buscar a redução do número de acidentes.