Após Governo anunciar pagamento do retroativo, profissionais da enfermagem seguem em paralisação no RN

Os profissionais da enfermagem do Rio Grande do Norte estão reunidos em assembleia na manhã desta quarta-feira (7) com o objetivo de discutir o acordo firmado junto ao Governo do Estado para pagamento do retroativo do piso da enfermagem. Na audiência, realizada na última terça-feira (6), ficou acordado o início do pagamento de uma parcela e meia do valor, correspondente aos meses de maio e junho de 2023. A paralisação da categoria, contudo, segue até amanhã de manhã.

De acordo com o Sindicato dos Profissionais da Saúde do Estado (Sindsaúde/RN), o anúncio da paralisação de 48h foi um dos fatores que levaram a Secretaria de Administração (Sead/RN) a realizar uma audiência para discutir o pagamento do piso. Na oportunidade, ficou decidido que no próximo dia 25 de agosto parte do que é devido será pago. O valor corresponde a R$5 milhões. 

Ao todo, o retroativo corresponde ao período de maio a agosto de 2023. O Sindsaúde/RN afirma que durante a audiência o titular da Sead, Pedro Lopes, prometeu a realização de uma nova reunião junto a categoria para o dia 3 de setembro. O objetivo é discutir os trâmites para o restante do pagamento retroativo relativo à parte de junho até agosto. O Sindicato, por sua vez, também deve aprovar uma assembleia para o dia 4 de setembro com a finalidade de deliberar sobre a proposta do Governo.

Por meio de publicação nas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra (PT) disse que vai dialogar com o Ministério da Saúde para que haja um pagamento dos valores complementares nos próximos meses, a fim de integralizar os valores atrasados. Ela aproveitou a oportunidade, ainda, para atribuir as dificuldades do Estado à redução do ICMS de 20% para 18% . “Temos feito todo esforço mesmo diante das dificuldades financeiras devido a redução do ICMS desde agosto de 2022”, disse.

Tribuna do Norte