Após retirar pesquisa do sistema da Justiça Eleitoral, empresa realiza novo levantamento com dados divergentes sobre corrida para prefeitura de Santo Antônio

Com dados divergentes no plano amostral do apresentado no sistema da Justiça Eleitoral, a empresa CEDAC Pesquisas, no ramo da atividade de cursos e apoio profissional, realizou um levantamento no município de Santo Antônio sobre a corrida eleitoral nas eleições de 2024.

O que chama atenção no registro da pesquisa é a divergência entre o número de eleitores entrevistados e os dados que constam no sistema do TSE. No sistema, a empresa informou que entrevistou 4.500 eleitores, um universo de pessoas fora do padrão no tocante a realização de pesquisas para um município que possui um eleitorado de cerca de 18 mil eleitores. Já no plano amostral apresentado pela empresa consta que foram ouvidas 400 pessoas.

Dias antes, essa mesma empresa havia registrado uma pesquisa que depois foi retirada do sistema do TSE, sem ter sido divulgada.

No questionário da pesquisa, a empresa perguntou sobre o cenário espontâneo (quando os entrevistados são questionados em quem votaria para prefeito sem ter os nomes citados) e o estimulado (quando os nomes são apresentados aos entrevistados). O levantamento também quis saber do eleitor em quem ele não votaria de jeito nenhum.

O novo levantamento foi realizado nos dias 25 e 26 de março e registrado no dia 27 de março. A divulgação está prevista para o dia 02 de abril.