PF e Receita cumprem mandados no RN contra esquema de extração e venda irregular de minérios

Foto: Receita Federal / Divulgação

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta quarta-feira (17) a Operação Cordyceps, com o objetivo de combater a extração e venda irregular de minérios, a sonegação fiscal e a lavagem de dinheiro.

De acordo com a Receita e a PF, investigações encontraram indícios de extração de minérios sem autorização legal, bem como a aquisição da extração irregular de pequenos produtores locais, que são então beneficiados e comercializados com empresas nacionais e do exterior.

Há indícios de crime contra a ordem tributária, pela contabilização irregular dos minérios adquiridos em pequenas propriedades e sonegação fiscal, e de crime ambiental, por parte da extração ocorrer em áreas de proteção permanente.

Nesta quarta-feira estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão. As equipes buscam comprovar indícios de contabilização irregular de despesas operacionais, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro por parte dos investigados.

São cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas residências dos sócios e nas empresas investigadas. As ações ocorrem simultaneamente nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.

O nome da operação, Cordyceps, refere-se a um fungo que se apodera do controle de alguns insetos e os faz agirem em seu interesse. Do mesmo modo, segundo a Receita, os investigados se utilizam de pequenos produtores locais para explorar irregularmente minérios, que são então beneficiados e comercializados pelas empresas.