Governadora anuncia a instalação de 74 novos leitos no RN

 A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou, em coletiva, no início da tarde desta sexta-feira (7), o reforço de medidas de combate à covid-19 nas regiões Oeste e Seridó que vêm mantendo números altos da pandemia, diferente do que vem sendo constatado no restante do estado.

Antes de anunciar as ações, Fátima ressaltou o trabalho de prevenção ao coronavírus na eficácia da redução dos casos e mortes decorrentes da doença. “Fruto do trabalho de prevenção que temos feito, das medidas assertivas que temos tomado, ao longo desse período, de distanciamento, de isolamento social,  da obrigatoriedade do uso da máscara, graças a Deus, o Rio Grande do Norte continua na redução, tanto no que diz respeito à incidência de novos casos, bem como também do número de óbitos, continuamos também com uma taxa geral de ocupação de leitos abaixo de 60%. 

 Mas, apesar disso, a situação das duas regiões continua preocupante. “Contudo, como sempre temos ressaltado a pandemia não acabou, tanto é que, infelizmente, nos últimos dias, nós tivemos o crescimento da chamada taxa de transmissibilidade especialmente nos municípios localizados na região Oeste e na região do Seridó”, afirmou a gestora.

Sendo para essas regiões a maioria das ações da expansão de novos leitos, anunciadas pela governadora. Ao todo serão instalados 74 novos leitos para a atendimento de pacientes com covid-19 no RN. Serão 12 novos leitos destinados à covid-19 em Currais Novos, cinco UTIs e sete leitos clínicos que estarão prontos até segunda-feira. 

Em Assu, serão implantados 10 UTIs e 12 clínicos até o dia 17 de agosto, um investimento de mais de meio milhão de reais em reforma para a instalação dos equipamentos. Em Apodi, três novos leitos passaram a funcionar nesta sexta e há a previsão de que duas UTIs sejam instaladas na próxima semana. 

Uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal vão garantir a implantação de 15 leitos em Macau, cinco UTIs e 10 clínicos. O RN ficará com a responsabilidade do repasse mensal de R$ 270 mil, e a disponibilização de cinco monitores e 20 bombas de infusão. O hospital está em reforma, tão logo termine, os equipamentos serão instalados. 

Já em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana, serão instaladas quatro UTIs e 16 leitos clínicos. O repasse do governo será de um milhão e meio de reais.