Comunidade escolar do CAIC de Santo Antônio realiza projeto natalino de decoração com materiais recicláveis

O fim do ano está chegando e com ele o Natal, assim como os preparativos para essa festa tão esperada por todos. Pensando nisso, alunos da Escola Estadual de Educação em Tempo Integral Prefeito José do Carmo dos Santos (CAIC) de Santo Antônio começaram a trabalhar o projeto de confecção de árvores e enfeites de Natal, a partir de materiais recicláveis como: Papelão, garrafas pets, papeis e plásticos, dentro de um projeto natalino desenvolvido por toda comunidade escolar. Todos os objetos foram recolhidos ao longo do ano por seus professores e estudantes.

O projeto, que envolve professores, alunos, diretores e coordenação pedagógica da escola, contempla diversas atividades desde a confecção da ornamentação natalina utilizando materiais recicláveis a apresentações de coral e teatral. O projeto “Sonhos e Luzes / Reciclar com Arte” começou o ano passado, com a confecção de peças decorativas de Natal e contribuição com a preservação do meio ambiente. Todo mês de dezembro, as peças são exibidas à comunidade escolar. A exposição já virou tradição.

A abertura oficial do Natal do CAIC acontece nesta sexta-feira, 22 de novembro, com a realização da Cantata Natalina: “Sonhos, Sons e Luz”, uma série de apresentações que fazem do projeto envolvendo cerca de 120 alunos e 20 professores da instituição. O evento começa às 18h30. No dia 13 de dezembro será realizada a apresentação “A Fantástica Fábrica do Natal”, um espetáculo no qual os alunos irão realizar apresentações nas janelas e em outros espaços da escola, visíveis ao público, onde será exibido todo o encantamento e o espírito do Natal.

A coordenadora do projeto responsável para orientar os estudantes é a professora Jeane Soares, que ajuda aos alunos desenvolverem seus trabalhos com amor e dedicação. “Estamos trabalhando há meses, fizemos campanhas para arrecadar garrafas pets e outras, pneus e caixotes. Cerca de 120 alunos e 20 professores estão envolvidos nos ensaios, por vezes além do horário de aula, estamos produzindo os materiais para decoração, todos estão envolvidosna concretização desses dois momentos tão esperados”, disse a coordenadora.

“Acreditamos ser algo inédito em nossa região. Estamos organizando toda uma
estrutura de luzes, efeitos e decoração, além de um belo, reflexivo e emocionante
repertório, no qual contamos com músicas como: Smile (sorri), Lua de cristal, A
Paz, Sal da Terra, Vem chegando o Natal, Aleluia, Então é Natal, Bate o Sino, Noite
Feliz e Novo tempo. O repertório foi organizado pela equipe que coordena o
projeto, além de professoras e pelo nosso professor de música”, frisou a coordenadora.

O projeto natalino da escola terá a apresentação do Coral “Cantos do CAIC”, mo qual alunos tocarão flautas, violão, saxofone, além da chegada do Papai Noel e o presépio humano, onde estará presente toda a comunidade escolar, diversas autoridades, equipe da 3ª DIREC e equipe da Coordenação da Educação Integral do Estado.

Para a coordenação do “Natal do CAIC”, os objetivos do projeto são demonstrar que uma escola pública tem a capacidade de fazer algo grandioso, com qualidade, criatividade e empenho; realizar um evento emocionante, que leve uma bela mensagem e alimente os sonhos e a esperança nas pessoas; proporcionar as pessoas de nossa cidade um evento artístico inédito e gratuito.