FAKE NEWS: Candidatos ao Conselho Tutelar de Santo Antônio são alvo de retaliação e calúnia em matéria de blog

É fake news a publicação veiculada no blog acerca de suposta propaganda irregular praticada por dois candidatos em que consta no pedido de impugnação feito por um irmão de uma candidata.

A onda dos fake news chegou a eleição do Conselho Tutelar de Santo Antônio. É inverídica a publicação de um blog apontando suposta propaganda irregular por parte de dois dos candidatos ao Conselho Tutelar por suposta divulgação de campanha após o prazo final permitido. O conteúdo da postagem veiculada no blog não condiz com a verdade e desvirtua os fatos.

O fato é que o irmão da candidata ao conselho tutelar Bruna Raya, Bruno José de Oliveira, apresentou denúncias contra dois dos principais concorrentes de sua irmã no processo eleitoral de escolha dos membros do Conselho Tutelar. Na representação protocolada na comissão eleitoral, o denunciante usou prints de postagens feitas pelos candidatos Nininha e Tiago Padilha nas redes sociais alegando que eles teriam divulgado suas candidaturas após o dia 29 de setembro, prazo final permitido para a divulgação das campanhas, conforme estabelece as normas previstas na Resolução 010/2019 da Comissão Especial Eleitoral designada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Criança e do Adolescente (CMDCA).

Denúncia apresantada por Bruno Oliveira, onde ele aponta que o candidato Nininha teria divulgado material de campanha na data de 1º de outubro, porém o post foi feito dia 16 de setembro, dentro do prazo legal.
Post feito pelo candidato Nininha no dia 16 de setembro.

Em sua denúncia, Bruno Oliveira acusa o candidato Nininha de ter feito propaganda em sua rede social no dia 1º de outubro, data em que não era mais permitido os candidatos divulgarem material de campanha, porém observando o post feito pelo candidato verifica-se que na postagem anexada na representação pelo denunciante está com data alterada, quando tal postagem tinha sido feita na data de 16 de setembro, ou seja, dentro do prazo legal. Na denúncia apresentada contra o candidato Tiago Padilha, Bruno Oliveira acusa ele de ter feito propaganda na sua página do Facebook dia 1º de setembro, sendo que o candidato não fez qualquer postagem na rede social durante a campanha.

Ainda de acordo com informações apuradas pelo Blog Os Amigos da Onça, a acusação de Bruno Oliveira é uma forma de retaliação, tendo em vista sua irmã foi denunciada anteriormente por meio de uma representação movida por seis candidatos ao Conselho Tutelar em que apontam que ela divulgou fotos de sua campanha após o prazo final permitido pela comissão eleitoral.

Os candidatos Nininha e Tiago Padilha vão apresentar suas respetivas defesas na próxima sexta-feira junto à comissão eleitoral, quando entregarão os documentos comprovando terem feitos as postagens de divulgação de suas campanhas dentro do prazo legal permitido pela comissão eleitoral.

Diante das denúncias apresentadas, caberá à comissão especial eleitoral do CMDCA analisar os pedidos de impugnação e dá um parecer sobre os possíveis indeferimentos de candidaturas, o que deverá ocorrer somente após a eleição que acontece no próximo domingo, dia 06 de outubro.