Press ESC to close

22 urnas apresentaram intercorrências em todo o RN e aparelho é reiniciado

De acordo com um boletim divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), pelo menos 22 urnas apresentaram algum tipo de intercorrência nas primeiras duas horas de eleições em todo o Rio Grande do Norte. Segundo nota emitida, a Justiça Eleitoral apontou que as votações começaram sem atrasos significativas e que das 7.674 urnas eletrônicas em funcionamento, 22 apresentaram algum tipo de oscilação no funcionamento.

A Justiça Eleitoral afirmou que o percentual ínfimo de urnas que precisaram passar por substituições, recargas ou reinicializações, corresponde a 0,29% do total utilizado no estado, e definiu a proporção como “ínfima”. Segundo o órgão, tudo está “rigorosamente dentro das estatísticas projetadas pelo Tribunal Superior Eleitoral”. Uma das urnas que precisou ser reiniciada foi no Colégio e Curso Over, na Zona Sul de Natal.

Em todo o estado  são 8.005 Seções Eleitorais, em 1.945 locais de votação, até o momento sem nenhuma intercorrência, para atendimento de um eleitorado de 2.554.670 cidadãos.

Denúncias

De acordo como Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) já foram pelo menos 14 denúncias de irregularidades nas eleições em todo o Rio Grande do Norte registradas das 8h às 9h30 da manhã pelo aplicativo Pardal, sistema que possibilita ao cidadão informar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público denúncias de infrações eleitorais e irregularidades verificadas nas campanhas eleitorais, fortalecendo os princípios da participação popular, transparência e lisura do pleito.