1° Câmara Cultural leva arte e entretenimento a população de Santo Antônio

A cultura da terra da onça foi destaque na primeira edição do Câmara Cultural, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santo Antônio visando fomentar à cultura local e valorizar os artistas da terra. Apresentações musicais, poesia, tocador de viola e sanfona fizeram parte da programação cultural realizada na noite deste sábado (09), em frente à Câmara Municipal. O evento foi apresentado e conduzido pela radialista Dorinha Oliveira, uma das mais belas vozes da rádio comunicação da região.

O evento também marcou a inauguração da nova fachada do prédio da Câmara de Vereadores. O pároco Padre Idelbrando Medeiros concedeu a benção na abertura do evento. Autoridades, vereadores e secretários municipais prestigiaram a solenidade, com a participação do público.

O prefeito Raulison Ribeiro parabenizou a iniciativa da Câmara Municipal sob a presidência do Vereador Júnior Nogueira por promover um evento de grande relevância para a cultura local que dar vez aos artistas da terra de mostrar seus trabalhos artísticos. Ele elogiou a gestão do Legislativo Municipal pela belíssima reforma do prédio destacando o compromisso pela transparência com o dinheiro público. O Chefe do Executivo também anunciou que já tem recursos assegurados de uma emenda para realizar o recapeamento asfáltico de toda a extensão da Praça Getúlio Vargas, com previsão para início em 2023, como também irá implantar iluminação de LED na via.

A abertura do Câmara Cultural ficou por conta dos repentistas Zé Guilherme e Agenor. A dupla mostrou afinação em suas cantorias com a arte do improviso peculiar da cultura nordestina. Depois foi a vez do poeta e escritor Theo Netto se apresentou no palco recitando seus versos que expressam sentimentos, temáticas do cotidiano e a cultura nordestina, inclusive num dos poemas fez referência ao saudoso Xexéu, um ícone da literatura de cordel na terra da onça. Theo Netto é autor do livro “Cordel que Desperta”, uma obra composta integralmente por versos.

Miúdo sanfoneiro também subiu ao palco. Patrimônio vivo cultural de Santo Antônio, Miúdo é o mais longevo sanfoneiro da terra da onça. A sua paixão por sanfona começou desde muito cedo e até hoje ainda toca o instrumento. Ao longo de sua trajetória artística, ele criou um grupo chamado “Os Três do Agreste” no qual se apresentou em diversos eventos na cidade e região, levando o tradicional forró pé de serra inspirado em canções de grandes nomes da música forrozeira, como o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

A música romântica e o forró tradicional também foram tocados na voz dos músicos da terra que se apresentaram no evento. Edson do Violão, Naldo Show e Henrique Max cantaram sucessos conhecidos do público e por quem aprecia a cultura forrozeira.


Também estiveram presentes ao evento os prefeitos João Gomez, de Brejinho; José Arnor, de Jundiá; e Juninho, de Passagem; os vereadores Júnior Nogueira, Edijane Ribeiro, Marizete Costa, Joaquim Pedro, Leandro Horácio, Hélio Barbosa e Nélio de Cornélio; os secretários municipais Nova Avelino (saúde), Manoel Izaque (Meio Ambiente), Cleide Panca (Cultura), Beto de Oliveira (Agricultura), Nilva Ferreira (Educação), Sueli Ribeiro ( Assistência Social) e Vinícius Bastos (Tributação).

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *