Press ESC to close

Pesquisa aponta Lula na liderança em todos os cenários para as eleições presidenciais de 2026

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3) indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento aponta que Lula venceria nomes cogitados para a disputa, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido), o influenciador Pablo Marçal (PRTB) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).

Realizada entre 23 e 26 de janeiro, a pesquisa simulou quatro cenários para o primeiro turno e seis para o segundo, e os resultados mostram uma vantagem clara de Lula sobre seus possíveis adversários. No segundo turno, Gusttavo Lima seria o candidato com menor desvantagem, com uma diferença de seis pontos percentuais (41% a 35%). Seguem-se, na sequência, Tarcísio de Freitas (Lula 43% x 34% Tarcísio), Eduardo Bolsonaro (Lula 44% x 34% Eduardo Bolsonaro) e Pablo Marçal (Lula 44% x 34% Marçal).

Outros nomes também foram testados na pesquisa. Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula venceria com uma diferença de 45% a 28%. Já no confronto contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), a vantagem seria ainda maior, com 45% a 26%.

A pesquisa também revelou a elevada taxa de rejeição e a indefinição entre os eleitores, com cerca de um em cada cinco entrevistados dizendo que votariam em branco, nulo ou que se absteriam de votar. Outros 3% a 4% dos eleitores se declararam indecisos.