
A cidade de Santo Antônio terá programação especial com diversas apresentações artísticas, culturais e folclóricas nesta terça-feira, 22 de agosto, dia em que é comemorado o Dia Nacional do Folclore. O evento acontece na Pedra da Onça com uma variada programação durante todo o dia.
O evento, que vai homenagear a pernambucana Ana Joaquina de Pontes, fundadora de Santo Antônio, tem como objetivo resgatar a história do município através da arte, historiadores, objetos ou fotos, músicos, poetas, danças e um cenário em cena, nas diversas fases da linha do tempo (passado, presente e futuro).
Para o idealizador do evento, o artista plástico Raimundo André, a cidade vive um momento ímpar na sua história ao comemorar esta data, quando artistas plásticos, poetas, artesões, escritores, grupos folclóricos e músicos da terra, tornam-se referência cultural para o município.”O dia 22 de agosto de 2017 vai representar para Santo Antônio uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora, da ruptura com o passado para início de uma nova era”, frisou.
Entre outras atividades a serem expostas no evento, a arte plástica vai ganhar espaço com a exibição em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, desenhos arrojados e modernos.
O evento contará com a participação de nomes consagrados da cultura santantoniense: poetas e cordelista; músicos, diversos artistas plásticos e escultores com suas obras; mestres de danças folclóricas; professores e alunos, além da presença da população em geral.
A abertura se dará com palestrantes convidados que tratará do tema ”Cultura” com elo de desenvolvimento intelectual de um povo. Foram convidados: professores da UFRN, e Museu Câmara Cascudo e Institutos Culturais.
Programação
05:00h – Alvorada com Banda Filarmônica; pelas principais ruas do centro.
08:00 – Abertura grupo Gueto bairro Baixada Santo Antônio-RN.
10:00h – Palestra sobre Cultura Santoantoniense convidados.
Wani Pereira – Ex – Professora da UFRN
Fátima Cavalcante – Museu Câmara Cascudo-UFRN
Marciano Medeiros – Cordelista
José Arruda – Presidente da Academia de Letras e Artes do Agreste Potiguar- ALAAP
11:00h exposição de artistas da terra
12:00h Almoço cumbuca de favada.
13:00h Campeonato de Xadrez com premiação para o primeiro colocado.
15:00h Boi de Reis e grupos folclóricos.
17:00h João Redondo do sítio Baxio.
18:00 Visitação ao túmulo de Ana de Pontes com tochas de fogo e velas acompanhadas pelo grupo de jornalismo WP Comunicatur.
19:00h encerramento com Pé de Serra com sanfoneiros da terra.
Ainda durante o evento será exibido filmes sobre a Serra da Micaela e Furna da Onça e levantamento literário com o poeta Gélson Pessoa e Francisco de Assis com relançamentos de livros.