

A Caixa Econômica Federal inicia nesta terça-feira (15) o pagamento do Abono Salarial calendário 2025, referente ao ano-base 2023, para os trabalhadores nascidos em março e abril.
Serão beneficiadas cerca de 3,8 milhões de pessoas, com um total superior a R$ 4,5 bilhões.
O crédito é feito de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Os valores variam conforme o tempo de serviço com carteira assinada no ano-base.
O pagamento é realizado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Trabalhadores com conta corrente ou poupança na Caixa recebem o valor diretamente na conta.
Para os demais, é aberta automaticamente uma conta poupança digital no aplicativo CAIXA Tem, sem custos.
Caso isso não seja possível, o saque poderá ser feito com cartão social e senha nos caixas eletrônicos, lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou por biometria.
O Abono Salarial é um benefício previsto na Lei nº 7.998/90, que garante o pagamento de até um salário-mínimo aos trabalhadores que atenderem aos critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), responsável por habilitar os beneficiários.
Têm direito ao benefício os trabalhadores inscritos no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, que tenham atuado com carteira assinada por ao menos 30 dias em 2023 e cuja remuneração média não ultrapasse dois salários-mínimos. Os dados também precisam ter sido informados corretamente pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Servidores públicos com inscrição PASEP recebem o benefício pelo Banco do Brasil. Já os trabalhadores da iniciativa privada recebem pela Caixa.